Diferentemente do senso comum de que ter uma vida organizada é ter uma vida chata com hora para tudo, ter uma vida organizada significa que você tem objetivos e projetos claros, com um plano de ação para executá-los criando uma rotina para isso.
Aqui você vai entender estes 3 pontos importantes para ter uma vida organizada.
1- Objetivos e projetos claros
Aqui muita gente se perde, achando que objetivo claro é emagrecer, juntar dinheiro, ter uma casa e coisas do tipo. Eu já fiz muitos projetos assim quando não sabia o que era um projeto e muito menos um objetivo.
Então vamos clarificar estas 2 palavrinhas tão importantes na organização pessoal.
Objetivos – Objetivos são aqueles desejos de vida, objetivos podem ser de longo, médio ou curto prazo, como quero diferenciá-los de projetos, vamos criar apenas objetivos de vida, ou seja são objetivos de longo prazo.
Eu aprendi durante estes 6 anos estudando desenvolvimento pessoal e produtividade que não adianta apenas fazer projetos pontuais como emagrecer, acordar cedo e coisas do tipo, pois isso não é algo que se conecta com quem você é.
Então a primeira coisa que você precisa fazer para ter sucesso na sua vida organizada é ter clareza:
Quem você é?
Pense um pouco sobre isso, já anote no seu caderno: coisas a fazer pensar sobre quem você é.
Mas não pare por aqui, pense na pessoa que você quer se tornar, estamos aqui nesta vida em uma jornada, e a cada dia podemos ser uma pessoa melhor, mas que pessoa é essa? Como ela é?
Quais são as características dela de caráter?
Quais virtudes?
Quais comportamentos?
Por isso quando chega no fim do ano muita gente fica desanimada e frustrada por não ter conquistado seus objetivos, ela não tinha clareza do que realmente ela queria para a vida dela.
Quer saber como definir um propósito de vida? Toque aqui!
Mas e os projetos Vivi?
Projetos são o recorte que você faz de acordo com a pessoa que você quer se tornar, no período de um ano.
Vamos a um exemplo para ficar mais claro:
Digamos que Ruth todo ano coloca como objetivo emagrecer 5 kg.
Agora com a visão de objetivo de vida, Ruth não vê apenas uma meta pontual, mas sim algo que vai muito além dos 5kg.
Agora Ruth entendeu que ela precisa de um objetivo de vida, quem é a pessoa que ela quer se tornar, e na área de saúde, Ruth definiu como objetivo ser uma pessoa com um estilo de vida saudável.
Pensando em uma pessoa com estilo de vida saudável, na visão de Ruth é uma pessoa que bebe bastante água, faz caminhada, ou alguma atividade física, tem uma alimentação nutritiva.
Essa é a pessoa que a Ruth quer se tornar.
E é aqui que mora o perigo, quando temos esta clareza, é muito bom por um lado, pois agora sabemos o caminho a seguir, o problema é que muita gente acha que precisa fazer tudo de uma vez e em um só dia!
Exemplo:
Após Ruth definir seu objetivo de vida na área de saúde, ela escreve o que ela vai fazer e fica algo mais ou menos assim:
Amanhã vou acordar às 5h da manhã, vou fazer caminhada, chegar em casa comer frutas com granola e um iogurte, no almoço um filé de frango e muita salada, vou beber 2 litros de água e a noite vou para a academia, e janto uma sopinha leve antes de dormir.
Essa é a grande sabotagem, poucas pessoas terão a disciplina necessária para fazer dessa decisão impulsiva uma constante em sua vida, por isso é um erro criar metas assim.
Agora pensando no período de um ano, quais projetos posso implementar para ter uma vida mais saudável?
Exemplo 2:
Agora Ruth tem a mesma clareza da pessoa que ela quer se tornar
Beber bastante água,
Fazer caminhada, ou alguma atividade física,
Ter uma alimentação nutritiva.
Pensando nisso, a Ruth decide que nos próximos 2 meses ela vai criar o hábito de beber 2 litros de água por dia, isso se torna um projeto para os 2 primeiros meses desta mudança.
Ainda em fase de implementação, tem a caminhada ou atividade física, ela é super sedentária e não gosta de academia, então ela escolhe fazer caminhada uma vez por semana no seu dia de folga, para aproveitar apreciar a natureza que ela gosta muito.
Enquanto ela vai pensando como pode melhorar esse projeto, ela começa um pequeno passo, sabendo que em pouco tempo precisa revê-lo e recalcular o que fazer.
Também temos a alimentação nutritiva, Ruth vive a base de pão e refrigerante, ela entende que uma mudança radical vai desanimá-la demais, então ela escolhe aprender sobre alimentação nutritiva, assistir alguns vídeos no youtube, procurar por receitas legais e fáceis durante os próximos 2 meses, essas serão as ações de Ruth de acordo com seu objetivo.
Aqui também já entramos no 2 ponto que é ter planos de ação.
Veja que a Ruth continua desejando perder os 5 kg, mas agora ela não vai perder para depois ganhar, mas ela vai se tornar uma pessoa com um estilo de vida saudável, e isso é o que vai levá-la a perda dos 5kg e até mais se for o caso.
Plano de ação são as ações mesmo, a mão na massa do que precisa ser feito, não adianta apenas planejar e ficar perfeito no papel, é preciso ser factível com sua vida real para que seja executado.
Veja os dois exemplos que eu dei da Ruth, qual você acredita que seja mais eficaz em trazer a mudança interna? O primeiro ou o segundo?
E outra, qual destes é possível continuar a longo prazo?
3˚ ponto importante para se ter uma vida organizada
Rotina
Calma não precisa virar os olhos e fazer cara feia, você e eu já temos uma rotina, quer você goste desta palavra ou não, por mais que você ame o lema deixa a vida me levar, você tem uma rotina.
Rotina é tudo aquilo que nosso cérebro aprendeu a fazer, é um caminho conhecido.
Exemplo, todo dia você acorda e a primeira coisa que você faz é pegar o celular, isso você faz sem pensar, de forma automática e independente de onde esteja, isso é parte da sua rotina.
Então pare de achar que ter uma rotina é ter uma vida chata, ter rotina é automatizar ações.
Pense um pouco e tente observar, a forma como você escova os dentes, a sequência como você toma banho é sempre a mesma.
Tudo isso são caminhos que seu cérebro aprendeu para economizar energia, já pensou se toda vez você tivesse de pensar como eu vou escovar os dentes hoje, e tantas outras automações você gastaria muito mais tempo e muito mais energia.
Agora a pergunta é sua rotina, suas ações autônomas estão te ajudando a ser a pessoa que você quer se tornar?
Te pergunto, no caso da Ruth eu disse que ela se alimenta de pão e refrigerante, quais são as chances dela escolher alimentos saudáveis e nutritivos de forma automática?
ZERO!
Ela não fará essas escolhas só porque ela quer ser saudável, mas ela precisa inserir na rotina dela maneiras de lembrá-la de que ela escolheu ser saudável, ainda que a mente dela ainda não tenha aprendido.
No começo serão ações manuais mesmo, vai exigir esforço, gasto de energia para poder mudar o caminho que o cérebro já tinha aprendido para que ele aprenda um caminho novo.
Digamos que por 1 ano, a Ruth em seu projeto de vida saudável, comeu uma fruta toda manhã ao acordar.
Posso dizer que com certeza o cérebro dela aprendeu essa nova rota, ela pode sim fazer isso de forma automática, mas sempre será necessário a ação da Ruth em ter essa fruta disponível.
Criar objetivos de vida e projetos para que sua vida seja organizada é a melhor coisa que você pode fazer por você, ninguém fará isso por você, você pode dar a desculpa que quiser, mas somente você é responsável pela vida que você tem.
Quer aprender como viver uma vida organizada, com uma rotina produtiva para viver uma vida de propósito?
Vamos juntas!
Lembre-se
Clareza – Saiba quais os seus objetivos de vida
Plano de ação – o que você precisa fazer
Rotina – Criar novos caminhos para estes objetivos serem realizados
Quer saber a importância de um planejamento de vida? Toque Aqui para ler!