Florescendo no deserto
Florescendo no deserto
Família

Hoje vamos falar de relacionamentos!

Como está seus relacionamentos? 

Nós seres humanos fomos criados para nos relacionarmos, como vivemos esses relacionamentos pode definir onde estamos e para onde vamos. 

Você já deve ter escutado que você é a média das 5 pessoas que você convive. Se você não sabia, então aí está. 

Segundo pesquisas, você se torna parecido com essas 5 pessoas que você mais convive, então como podemos desenvolver relacionamentos saudáveis?

Primeiro responde aí 3 perguntas para você analisar seus relacionamentos:

1- quem são as 5 pessoas que você mais convive? 

2- Você as admira? 

3- Elas estão caminhando rumo a um mesmo destino? 

O que são pessoas âncoras e pessoas foguete?

  • Pessoas foguete – são pessoas que você vê sempre crescendo, são pessoas que investe em crescimento pessoal, desenvolve suas habilidades, incentiva as pessoas ao redor a crescer, a conquistar, são pessoas que disponibiliza parte do seu tempo para ajudar pessoas, são pessoas que sabem sua identidade, e sabem ver a identidade das pessoas ao redor delas, pessoas foguete estão sempre querendo ver outros crescer junto com elas;

  • Pessoas âncora – são pessoas que estão estagnadas, e não se engane, estar estagnada não é estar parada, pessoas estagnadas estão perdendo até o que elas tem. Pessoas âncoras não estão interessadas em crescer, em aprender, em desenvolver, e o pior, elas querem pessoas com elas nesse mesmo nível, pessoas âncoras não sabem sua identidade e vivem se comparando com outras pessoas para se sentir melhor, são pessoas que vivem criticando outros, pessoas que não veem as habilidades, os dons e talentos nem os dela é muito menos das pessoas ao redor delas.

Esses dias ouvi uma frase. Estamos juntos até depois do fim. Eu não sei a sua crença, mas eu creio em uma vida eterna com Cristo e quando ouvi essa frase ela fez muito sentido para mim, e isso me leva a pensar em meus relacionamentos. Eu quero estar com as pessoas que estão próximas a mim até depois do fim. 

Agora que você respondeu essas perguntas, pense um pouco, essas pessoas que você tem se relacionado, estão te levando a ser uma pessoa melhor? 

Deus nos criou para nos relacionarmos com Ele, o ser humano precisa de relacionamentos, mas em um mundo tão cheio de pessoas, tecnologia, facilidades, como definir meus relacionamentos? 

E foi pensando nisso que eu entendi que existe 3 tipos de relacionamentos, e quero compartilhar com você, quem sabe você fique mais leve após entender que sim há categorias de relacionamentos, e está tudo bem, ou, talvez, saber dessa notícia te cause um certo desconforto, pois quando conhecemos a verdade,quando o conhecimento chega até nós, existe apenas 2 opções: 

1- ignorar e anestesiar a mente

2- tomar uma atitude em relação ao que você descobriu

Então vamos lá. Quais são os tipos de relacionamentos?

1º Grupo são pessoas que nós aprendemos com elas, são pessoas que em alguma área da vida estão melhor do que nós, tem mais conhecimento, mais resultados, essas pessoas são as pessoas foguetes, pessoas que nos levam a crescer, a ser melhor do que somos, pessoas que investem em nós, que dedicam o tempo delas para que eu e você cresça, essa deve ser a maior parte dos seus relacionamentos, quanto mais você andar com pessoas melhores do que você, melhor você vai se tornar, lembra que você é a média das 5 pessoas? 

2º Grupo são as pessoas que você ensina, sim, todos nós temos algo, uma habilidade, uma experiência, algo que podemos ensinar a outros, esse também é um grupo importante, pois quando ensinamos, também aprendemos, esse é um grupo que pode ser um pouco menor que o primeiro, mas que você precisa ter em sua vida, pessoas para você ensinar, acredite que tive tem algo para ensinar e ensine.  

3º Grupo são as pessoas divertidas, elas não querem aprender,nem ensinam nada, elas só querem curtir a vida, e está tudo bem, e a escolha dela, a questão é você quem escolhe com quem você anda. Esse tipo de pessoa é ótimo, são pessoas para dar risada, se divertir em uma festa, reuniões de amigos, porém,  não deve ser esse o seu maior número de relacionamentos, pois se você é a média das 5 pessoas e a maioria das pessoas são somente para se divertir, não acrescentam nada em sua vida, não querem aprender, estão nesta vida apenas a passeio, sem um propósito, esse deve ser seu grupo de menor relacionamentos pois você vai modelar as pessoas com quem você anda. 

emoções dos temperamentos

Se você só anda com gente melhor que você, você sempre estará aprendendo, se você anda com pessoas que só aprendem de você, você só estará ensinando e ficará estagnado, e se elas forem espertas, logo aprenderão o que você sabe e procurarão outra pessoa com quem possam aprender, e se você andar apenas com pessoas que não querem aprender, acredite as pessoas também só irão querer a sua presença para diversão. 

Nossa Vivi que frieza, como assim parece até que sou interesseira, que só quero o que a pessoa pode me dar. 

Tenho uma notícia para te dar. Todos nós temos um interesse, isso não significa que queremos prejudicar ninguém, mas tudo que fazemos tem um objetivo por trás. A questão é qual é o seu interesse? Contribuir, cultivar e proteger, ou apenas retirar? 

Quando você anda com pessoas melhores você aprende e pode ensinar outros. Você não está sendo egoísta nem interesseiro, mas está cultivando uma cultura de desenvolvimento e crescimento. 

Quanto aqueles que não querem crescer, bom cada um tem a vida que merece, cada um é responsável pelas escolhas que fazem. Cabe a cada um fazer a melhor escolha para si mesmo. 

Importante

Não estou aqui de maneira alguma dizendo que você precisa terminar seus relacionamentos, deixar seus amigos de lado, mas estou querendo trazer clareza para você.

Quando você tem clareza, você pode escolher melhor tudo o que você vai fazer na sua vida, você não precisa de maneira alguma tirar pessoas da sua vida, mas você pode escolher quanto tempo você vai destinar a cada uma das pessoas.

Se antes você usava a maior parte do seu tempo com pessoas que não querem crescer, pessoas que só estão vivendo a vida, agora, com o conhecimento, você pode destinar menos tempo a elas e usar este tempo para estar com aquelas pessoas que vão te fazer crescer.

Quando você faz isso, uma coisa muito boa pode acontecer, você pode levar seus amigos, as pessoas que você ama, a querer crescer, se seu amigo sentir falta do tempo junto, e ele quiser crescer, ele vai entender o que você está fazendo, vai te perguntar o que está acontecendo e você vai poder compartilhar da sua escolha, e essa pessoa pode também mudar a vida dela.

Deus nos criou com um propósito nessa terra, e a medida em que somos transformados, podemos mudar a realidade ao nosso redor.

Que tipo de pessoa você é?
Âncora? Ou foguete?

Como você se transforma em uma pessoa foguete?

Talvez agora você viu que você é uma pessoa âncora. E a boa notícia é que você pode escolher mudar. Se até agora você está agindo como uma pessoa âncora, que não sabe quem é, não conhece seus dons e talentos, você pode ser uma pessoa foguete, só depende de você.

Se você quiser a minha ajuda em como se transformar em uma pessoa foguete, entre em contato, será uma honra poder te conhecer e te ajudar a conquistar tudo o que Deus tem para sua vida.

Vamos viver a vida de propósito!

Florescendo no deserto