Quantas vezes paramos para pensar naquilo que fazemos bem?
Poucas vezes não é mesmo? A maioria do tempo ficamos pensando no que não fazemos bem, no que não deu certo, no que precisamos aprender. Mas hoje gostaria de compartilhar sobre nossos dons e talentos. Sim, você tem habilidades, talvez você ainda não as tenha descoberto, mas elas estão aí dentro, ainda que adormecidas… Deus nos criou com muitas habilidades, aquelas coisas que fazemos de forma tão natural que parece que todos sabem fazer aquilo, e pasme! Fiquei impressionada quando descobri que o que eu tinha era único, que somente eu via as coisas da forma que eu via. Por quê? Por causa das minhas habilidades, meus dons,aquilo que já nasci pronta para fazer, sabe aquilo que você não sabe explicar onde aprendeu, parece que desde sempre estava ali dentro de você, e em determinada oportunidade simplesmente começa a fazer e pronto. Eu sou assim com organização, quando comecei a ter oportunidades em organizar eventos, setores, parecia tão fácil para mim, mesmo sem inicialmente ter tido um estudo específico, é algo que eu faço com facilidade, isso é um dom que Deus me deu, eu consigo facilmente ver o que funciona e o que não funciona, seja em um ambiente, setor, e por isso ser algo tão comum para mim, achava que todos eram assim, até que com o passar do tempo, relacionamentos, percebi que nem todos tinham essa mesma habilidade de organizar como eu. Foi então que entendi que aquilo era algo meu, especial. E cada um tem esse algo especial. Mas ele pode passar despercebido se você não reparar que as pessoas ao redor não tem as mesmas habilidades.
Eu conheço uma moça que ela tem uma habilidade incrível para decorar ambientes, ela pode transformar um apartamento comum, sem graça alguma em um ambiente agradável e aconchegante, e isso com pouquíssimo investimento financeiro, apenas usando a criatividade. Esse é o dom dela. E o que eu não entendia era que esses dons que unido a nossa personalidade, nossa criação e uma variedade de fatores, nos faz únicos e exclusivos, claro que além de mim existem varias pessoas que sabem organizar usar bem, claro que existe pessoas que são ótimas em decorar, porém, que vai enxergar as coisas como eu ou como minha amiga enxerga não vai ter. Somos únicas.
E o desafio é descobrir no que somos boas. Claro que além de organizar tenho outros dons, mas cada dia, a cada tempo descubro novas habilidades que eu já tinha mas estavam adormecidas, inoperantes, ou mesmo despercebidas dentro de mim. Então para eu descobri-las preciso me conhecer. Preciso mergulhar no mundo do auto conhecimento e desbravar essa pessoa que existe dentro de mim. E recomendo que você faça o mesmo.
Como descobrir minhas habilidades?
Algumas dicas práticas para você descobrir o que você faz bem:
1- Pergunte as pessoas próximas à você o que elas veem que você faz bem?
2- Observe quando você entra na internet, Facebook, Instagram, Pinterest o que você gosta de ver, o que mais prende sua atenção?
3- Que livros você costuma ler, quais assuntos?
4- O que você faz que você não vê o tempo passar?
Essas são algumas dicas para descobrir seus dons. Ao descobrir o que você faz bem, uma infinidade de oportunidades pode se abrir diante dos seus olhos. Hoje vemos muitas pessoas fazendo aquilo que elas não gostam, mas fazem pois precisam do retorno financeiro que aquilo proporciona. Eu moro no Japão, e não sei mas talvez aqui isso seja ainda mais visível, pois devido à falta de domínio do idioma, as oportunidades parecem limitadas, muitos veem o trabalho em um fábrica, onde é remunerado pelo tanto de horas trabalhadas como única oportunidade viável de se manter e manter a família, e muitos acabam por desistir de viver daquilo que ama, daquilo que nasceu para fazer. Porém tudo aquilo que amamos fazer pode sim se tornar uma fonte de renda viável suficiente para suprir nossas despesas.
Isso em mim despertou quando vi um vídeo e não lembro quem falava no vídeo, mas o assunto era sobre viver daquilo que ama. E o cara fazia uma pergunta. O que você ama fazer? E como exemplo ele respondeu amo animais. E aí vinha a pergunta o que você pode fazer então que você ame e possa ser remunerado por isso? Meu pensamento foi – ser veterinário ( algo muito difícil pois exige um estudo longo, no caso de quem mora no exterior como eu existem cursos limitados por ser apenas a distância e etc… ) e a resposta do cara foi: – passear com cachorros. Gente quando eu ouvi a resposta dele parece que minha mente abriu e eu consegui ver um mundo infinito de oportunidades que antes eu não via, pois minha mente estava condicionada à oportunidades só existe para quem faz um ensino superior. E isso é uma mentira. Oportunidades vem para quem faz o que ama fazer.
É fácil? Claro que não! Mas é possível!
Eu quero te desafiar a descobrir quais são seus dons? Qual habilidade você nasceu com ela já instalada no seu hd. O que você tem que você é única, e como você pode usar isso para ser remunerada e viver uma vida realmente extraordinária, uma vida feliz de acordar e estar fazendo aquilo que você ama fazer.
Se cada um de nós vivermos das nossas habilidades, com certeza o mundo se tornará um lugar muito melhor, pensa o nível de estresse e depressão que pode ser reduzido simplesmente por estar fazendo aquilo que você nasceu para fazer, imagine o nível de satisfação e prazer que sua vida vai ter ao mudar de obrigada a trabalhar e fazer algo tão insatisfatório em nível de realização, para o prazer de trabalhar com aquilo que você ama! Sim, talvez você trabalhe muito mais horas do que em um trabalho convencional, porém o prazer, a realização que aquilo te traz é a recompensa pelo trabalho.
Cada uma de nós pode sim viver uma vida extraordinária, basta sairmos da nossa zona de conforto e batalharmos pela conquista dos nossos sonhos.
Que a partir de agora sua mente possa se abrir e você possa ver a infinidade de oportunidades que seus dons podem te levar.
Fique atenta aos próximos posts, com mais dicas e insides, eu quero estar caminhando ao seu lado rumo a transformação da sua vida!
Vivendo a vida de propósito! Você pode escolher viver uma vida que vale a pena!