Fugindo do Propósito

Na Bíblia tem um livro de um profeta chamado Jonas, ele é bem conhecido como o profeta que foi engolido por uma baleia, ou um grande peixe, depende da versão em que você ler. 

Mas o que aconteceu para Jonas ser engolido?

Deus deu uma direção para Jonas ir à um lugar específico e falar que Deus julgaria aquela cidade e aqueles moradores caso não se arrependesse dos seus pecados, mas Jonas decidiu desobedecer a Deus e comprou uma passagem de navio para um outro lugar! 

Não sei se isso já te aconteceu, você sabe que precisa fazer algo, você sente dentro do seu coração que precisa fazer uma coisa, mas acaba não fazendo aquilo, ou pior, acaba fazendo exatamente o contrário!  Quem nunca?

Mas vamos lá, continuando, em meio a essa decisão de Jonas ele chega no navio e o que ele faz? Vai dormir! Sim, como muito de nós acaba dormindo para tentar esquecer o problema ( mas já adianto, isso não resolve tá, quando acordamos, o problema continua lá  do mesmo jeitinho de antes).  

Jonas dormia profundamente!

Quando não obedecemos a direção de Deus, perdemos o sentido da vida, as pessoas de fora conseguem ver que já não há mais brilho em nós, que perdemos a direção.

Então as pessoas que estavam no barco começaram a buscar o que estava acontecendo, eles entendiam que aquela situação era algo espiritual e não apenas uma chuva, ou uma tempestade em alto mar, então eles encontram Jonas, e o enche de perguntas:

  • Quem é você?
  • Qual é a sua profissão?
  • De onde você vem?
  • Qual é a sua nacionalidade?

Então Jonas responde:

Jonas 1:9
  • Sou Hebreu
  • Adoro o Senhor, o Deus que fez o mar e a terra.

Jonas conta que havia fugido de Deus e aqueles homens mesmo não conhecendo a Deus perguntam: 

  • Por que você fez uma coisa dessas?

Podemos ver que coisas terríveis pode acontecer com quem desobedece a Deus.

Deus foi claro com Jonas falando o que ele deveria fazer, e Jonas foi claro mostrando que não obedeceria, o problema de Jonas não foi porque Deus estava pedindo algo difícil de fazer, mas por ele julgar o que Deus queria fazer.

Conheça o caráter de Deus!

Porém,  na hora da dificuldade, Jonas pede a Deus por socorro. E Deus o socorre, e dá para ele a mesma missão que ele ainda não tinha terminado. Mas agora é diferente, Jonas faz o que Deus pediu. 

Jonas 4:1-4
Jonas 4:1-4

Porém fazer o que Deus quer e ter um coração querendo fazer o que Deus quer são duas coisas bem diferentes. O coração de Jonas não tinha mudado, isso nos mostra que podemos obedecer a Deus por medo de que algo ruim aconteça, não por confiarmos no caráter de Deus, Deus é justo, Ele toma decisões sábias, porém muitas vezes não o entendemos. 

Jonas se rebelou contra Deus por causa da bondade de Deus, por Deus perdoar, ser misericordioso e compassivo, lento para se irar e cheio de amor. Jonas declara que é melhor morrer do que ver isso!

Jonas pede para que Deus lhe tire a vida!

Esse profeta conhecia a Deus, sabia qual era o caráter de Deus, o problema era que ele não tinha o mesmo caráter que Deus tem. E isso pode acontecer conosco. Podemos estar como Jonas, conhecemos a Deus, sabemos da grandeza, do poder, do caráter de Deus, e até mesmo podemos ter uma direção de Deus, mas não obedecemos, pois nós não temos o caráter DEle.

Você acha certo ficar tão irado assim?

Deus pergunta. E Jonas passa por uma situação preparada por Deus para que dentro dele ele sinta a mesma dor do coração de Deus, Jonas teve compaixão por uma planta que ele não cuidou, que nasceu em um dia e morreu no outro, então Deus pode compartilhar com ele o que é a compaixão. 

Compaixão

Nínive tem mais de 120 mil pessoas que não sabem decidir o que é certo e errado, acaso Eu não devo ter compaixão desta grande cidade?

Deus mostra para Jonas quem são aquelas pessoas, aquelas pessoas não conheciam a Deus, e Deus precisa de pessoas para falar umas para as outras de quem Ele é!

Hoje vivemos a mesma situação, existem muitas pessoas que desconhecem o amor de Deus, mas também existem muitas pessoas que conhecem este amor, e quem conhece o amor e o caráter de Deus pode ser um canal para ensinar, mostrar, instruir a todos que, existe um Deus maravilhoso, compassivo, cheio de amor, que deseja nos perdoar dos nossos pecados, dos nossos maus caminhos, e nos ensinar  sentir o que Ele sente, somente assim podemos mudar vidas!

Jonas passou 3 dias anunciando pela cidade, apenas andando e falando ele pôde anunciar à 120 mil pessoas, ele pode trazer luz naquele lugar de trevas, ele pode ajudar uma multidão que não conhecia Deus a conhecê-lo!

Hoje os tempos mudaram, mas a missão ainda é a mesma!

Nós somos profetas de Deus para anunciar o amor e a compaixão de Deus, para mostrar que o amor de Deus não mudou, que a compaixão DEle persiste para todos que quiser recebê-la.

Se você já conhece a Deus, não seja um Jonas, não fuja daquilo que Deus confiou nas tuas mãos, fale desse amor a todos quantos você conseguir falar, tudo que os habitantes de Nínive precisavam era de que alguém os ensinasse a verdade, alguém falasse qual era a vontade de Deus para a vida deles, e isso trouxe mudança, as pessoas mudaram suas vidas, elas queriam a Deus, mas não sabiam o caminho, alguém teve de ir até lá mostrar o caminho. 

Cada cristão tem em si essa missão, levar Deus a todos!

Mateus 4:16
Mateus 4:16

O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”. Mateus 4:16

Nós somos aqueles que leva a luz nas trevas, nós somos reflexo de Cristo na terra, nós brilhamos na escuridão!

Deus te ama, se você ainda não conhece desse amor, busque por conhecer, busque alguém que viva esse amor de Deus e aprenda com essa pessoa a viver a vida que Deus tem para você, aqueles 120 mil habitantes iriam morrer pois não conheciam quem era Deus, nós seres humanos todos nós da mesma forma morremos quando não conhecemos a  Deus pois vivemos uma vida vazia e sem propósito eterno, saiba que os planos de Deus são maiores e melhores que os nossos, Ele tem um lugar preparado para cada um de nós! 

E nós podemos viver esse amor já desde agora!

Viver uma vida de propósito tem a ver com saber quem somos e para onde vamos! 

#vivendoavidadeproposito