Florescendo no deserto

Você já se meteu em furadas por não saber dizer não?

Eu não… brincadeira. Infelizmente já me meti em algumas. Como a grande maioria das pessoas. Mas eu particularmente acho que falou muito mais não do que sim, mas mesmo assim já me meti em furadas. E pensando nisso decidi escrever sobre dizer sim ou dizer não! O que será que precisamos falar mais?

– Depende

Sim, depende, se você é como eu que fala mais nãos do que sim, então você precisa como eu preciso aprender a dizer mais sim, mas se você fala sim pra todos e se mete em furada atrás de furada, você precisa aprender a dizer não. A questão não é o que dizemos mas é para o que dizemos.

Então vamos lá, começando do começo, a questão não é dizer sim ou não, mas para o que eu estou dizendo sim ou não.

Exemplo real:

Eu amo café ☕️, mas não posso dizer sim para todo café que me aparece se não paro minha vida só pra tomar café o dia todo.

A questão não está apenas em escolher fazer aquilo que eu gosto, mas sim naquilo que eu preciso. Muitas vezes tenho que dizer não para mim mesma, Vivi não agora não é hora de café. Você já tomou bastante por hoje!

E isso é um exemplo bem simples mas precisa ser extendido para tudo em minha vida. Algumas semanas atrás eu passei por uma situação em que foi muito difícil para mim, era um momento de crescimento emocional e dói, e eu tive que dizer não para muitas coisas dentro de mim. Dizer não às mentiras que vem a minha mente. Dizer não aquilo que eu não acredito ser o certo, em todo tempo travei uma batalha em minha mente. Onde eu precisei ensinar minha mente a sair daquela situação de uma forma diferente da que eu estava acostumada a fazer.

Dizer não é mudar!

Eu precisei mudar, estou aprendendo a fazer escolhas melhores, mas meu coração e meu cérebro entram em conflito a todo momento, eu descobri que o cérebro é preguiçoso, nunca imaginei tal coisa, mas enfim, ele está acostumado a poupar energia e pensar gasta muita energia e dá trabalho, então o cérebro não quer isso, o que ele faz? Ele busca uma solução rápida para o problema, e aí começa o problema, porque a solução rápida muita das vezes não é a solução certa para o problema, como eu falei eu entrei em conflito, havia um problema dentro de mim e eu precisava resolvê-lo, qual foi a solução do meu cérebro? Esquece, não pensa nisso, deixa isso pra lá, para de fazer o que você quer fazer, isso vai dar trabalho, se você parar agora você não vai ter mais trabalho, e comecei a identificar que sempre que eu entrava em um conflito interno eu adorava essa solução, eu fugia da situação, e isso resolvia o problema? Claro que não!

Então apesar de muita luta interna eu disse não para mim mesma, preparei meu coração para o que quer que acontecesse eu iria agir diferente. E que grande surpresa que ao dizer não a desistir, dizer não a evitar o conflito, dizer não a fazer o mesmo de sempre me levou a uma mudança, eu venci! O desafio foi vencido, e agora que passei posso dizer que ele era bem menor do que parecia. Ele parecia um gigante muito grande para mim, até que eu fui lá e cortei a cabeça dele, e quando olho agora ele era bem menor do que eu imaginava.

Sei que ainda terei outros gigantes a derrotar,mas sei que estou aprendendo. E gostaria de compartilhar isso que aprendi, e espero que você aprenda a vencer seus gigantes. Diga não para tudo que te afasta do propósito de Deus em sua vida e Ele lhe dará a força necessária para vencer o gigante. Não vai ser fácil, nem rápido, mas vale a pena, e quanto mais aprendemos a vencer, melhor fica.

Diga não a permanecer da mesma forma.

Deus nos chama para florescer e nós vamos florescer, vamos vencer nossos gigantes e cada vitória uma flor surge dentro de nós.

Eu tenho um propósito que Deus me deu e eu vou vivê-lo! E quero que você também viva os planos de Deus pois Ele é perfeito!

A maior guerra acontece dentro de nós, na nossa mente, quando conseguimos identificar o inimigo, fica muito mais fácil derrotá-lo, diga não a permanecer da mesma forma e mergulhe neste processo de mudança, de transformação. A vida pode ser muito melhor do que você imagina.

Quando aprendemos a escolher as guerras que entramos, fica mais fácil dizer sim ou não para aquilo que precisa.

“Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais. Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal. Então, depois da batalha, vocês continuarão de pé e firmes.”

‭‭Efésios‬ ‭6:12-13‬ ‭