Construindo uma vida de propósito!

Caso queira assistir ao vídeo toque no link abaixo!

Como criar uma vida que realmente faz sentido?

Às vezes falar sobre isso fica algo tão imaterial, que acabamos deixando de lado e começamos a pensar nos verdadeiros problemas e desafios, como contas a pagar, trabalho, comida que vai ser feita mais tarde e tantas outras coisas.

Mas e se eu te disse que isso está ligado com a vida que você está construindo?

Sim!

Hoje eu quero falar com você sobre a importância de construir uma vida de propósito.

Não sei se com você isso acontece, mas quando estamos na rotina do dia, cuidando da casa, trabalhando, etc… parece que o dia passa bem devagar, mas quando juntamos vários dias e olhamos para trás, tipo um mês ou mais parece que passou muito rápido.

E exatamente por isso, precisamos ter clareza do que estamos fazendo com essas nossas 24 horas, como estamos deixando que passe esses dias.

É sobre isso a construção de uma vida de propósito.

Eu não sei se você já parou para pensar nisso, mas vai chegar um dia em que nossa vida aqui nesta terra, neste corpo, dessa forma em que conhecemos se findará, eu penso nisso mais vezes do que preciso….rsrsrs, mas o mais importante é, antes que este momento aconteça, qual é a vida que você gostaria de ter vivido?

Sim, seria maravilhoso sermos multimilionárias, ter viajado o mundo e tals, mas eu gostaria que de verdade você tirasse alguns segundos para verdadeiramente pensar sobre isso.

Claro que ser milionária seria ótimo, mas talvez não cheguemos nisso, mas qual seria a vida que você gostaria de ter vivido?

Eu não estou falando apenas de dinheiro, sim, ele é muito importante, mas existe outras coisas que também importam.

Quem é a pessoa que você se tornou com o passar dos anos?

Seu caráter, suas habilidades, seus gostos, hobbies, sua fé.

Quem são as pessoas que realmente importam que estão perto de você?

Marido, filhos, família, amigos….

Existe coisas que são difíceis mensurar, muitas vezes ao fazer um planejamento de vida, a pessoa coloca como objetivo ser feliz!

Mas o que é ser feliz?

Quais são as coisas que te fazem feliz?

Será que você sabe nomear, listar, descrever o que é ser feliz?

A construção de viver uma vida de propósito é sobre isso, é sobre nomear como é a vida que você gostaria de ter vivido, e claro, isso não é certeza de que tudo acontecerá, mas é uma forma de criar um plano para que ao menos se possa chegar o mais perto possível!

Quando traçamos essa vida que desejamos viver, conseguimos criar um plano com clareza e coerência.

Por isso, é muito importante saber o destino, muito mais do que a velocidade, afinal, de que adianta sair correndo sem saber onde se quer chegar? Ou pior, correr na direção contrária, se desconectando de tudo o que é importante para você, seus valores, seu caráter, sua família!

Propósito importa sim, mas não é um propósito imaterial, ou algo quase impossível de se alcançar, é sobre ter um destino, é sobre criar um onde eu quero chegar, quando sabemos isso, começa a verdadeira jornada!

Quando definimos onde queremos chegar, conseguimos criar objetivos, fazer planejamentos e tantas outras coisas, é aqui que rotinas começam a ter um porquê de existirem, livros a serem lidos, tempo gasto com os filhos, com a casa, com o trabalho, tudo encontra seu lugar e o seu porquê!

Propósito não tem a ver com salvar o mundo, erradicar a fome, acabar com as guerras, propósito tem a ver com viver da melhor forma que eu posso, de acordo com as habilidades que eu tenho, dentro do meu pequeno mundo de influência ser a melhor pessoa que eu posso ser, isso é ser intencional, isso é viver uma vida de propósito!

Muitas mulheres viveram uma vida cheia de propósito cuidando da casa e de seus filhos, outras também viveram seu propósito abrindo mão de ter uma família e cuidando de crianças em orfanatos, outras foram estudar e criaram vacinas, nenhuma delas fez algo mais importante que a outra, cada uma cumpriu seu propósito, fazendo aquilo que deveria fazer.

Eu não sei qual mulher você é, mas eu sei que você pode viver uma vida de propósito, sendo intencional e vivendo de uma forma que demonstre e caminhe na direção deste propósito!

Eu tenho buscado aprender com a mulher de provérbios 31, ela tinha uma rotina, ela sabia a vida que ela desejava viver, ela sabia exatamente o que fazer para viver essa vida!

Qual é a vida que você quer viver?

Eu quero fazer um exercício com você!

Esse exercício chama 2 vidas, eu aprendi ele no livro Método Bullet Journal® – Ryder Carrol, e foi extremamente impactante, e eu espero que ele te traga clareza, e te ajude a criar a sua vida intencional.

É só tocar e baixar o PDF!

Eu vou deixar um PDF deste exercício aqui. 

Agora vamos para o exercício!

Vida 1 & Vida 2

Vida 1 

Pegue um papel e algo para escrever, imagine que passou muitos anos, você chegou ao fim da vida, como estará a sua vida?

O importante é que a sua rotina será a mesma de hoje, fazendo as coisas que você faz hoje rotineiramente, desde a hora que você acorda até a hora que você vai dormir, contando o que você faz aos finais de semana, feriados, pensando nisso, descreva como estará a sua vida.

Ao fim desta vida, quais terão sido suas conquistas? 

Quais serão as consequências dessas conquistas?

Exemplo de como começar…. 

Hoje tenho 40 anos, daqui 50 estarei com 90 ou daqui 60, terei 100 anos e terei partido desta para melhor.

Com meus hábitos alimentares e de atividade física, ganhei um pouco de peso com o passar dos anos, além disso, devido a minha alimentação estilo fast food, muito doces, frituras, industrializados, acabei com alguns probleminhas de saúde, mas tomei os remédios certinho conforme o médico receitou, ao fim da vida tomava cerca de 5 remédios diferentes.

Minha família não é muito presente, deve ser por eu ter focado muito no trabalho e ter deixado eles de lado por um período, mas eu fazia isso pensando no bem deles, inclusive eu enchia eles de presentes, comprava coisas caras, brinquedos, coisas para casa do bom e do melhor, não consegui fazer uma reserva financeira, mas tive uma aposentadoria que serviu para pagar minhas despesas. 

Meu casamento foi muito bom, vivemos momentos divertidos, difíceis, alegres, acho que essa foi a melhor coisa da minha vida, nosso relacionamento durou a vida toda!

Vá pensando nas áreas da sua vida, como estará a sua saúde, se alimentando e fazendo os exercícios que você faz hoje?

Aqui são as áreas da vida para caso fique mais fácil para você escrever em seu exercício:

  1. Saúde física
  2. Saúde emocional
  3. Espiritualidade
  4. Lazer
  5. Amor
  6. Família
  7. Vida social
  8. Estudos
  9. Carreira
  10. Finanças
  11. Contribuição
  12. Plenitude

Vida 2

Agora escreva qual é a vida que você gostaria de ter vivido, da mesma forma, você chegou ao fim da vida, com um diferencial, nessa vida 2 você arrisca fazer coisas diferentes do que está acostumada a fazer, criar novas rotinas, busca aprimorar coisas que você gosta de fazer.

Ao fim desta vida, quais terão sido suas conquistas? 

Quais serão as consequências dessas conquistas?

Pode fazer como no anterior, pense em cada área, e descreva como você gostaria de estar, seja realista, descreva de acordo com algo que seja factível de você alcançar, não quero que você se subestime, mas também não quero que você coloque algo que seja quase impossível!

O Resultado

Resultado:

Depois de escrever, reserve um momento para você refletir, pense sobre o que você escreveu.

Se você gosta de escrever, escreva sobre o que você sentiu ao ler essas duas vidas. 

O que te surpreendeu? 

O que te assustou? 

O que te deixou animada?

Ao terminar sua reflexão, pense qual é a vida que você quer viver?

Ao fazer isso, você cria o seu propósito de vida!

Sim, simples assim, pois agora você criou um lugar para chegar, um propósito é isso, é saber para onde se está indo.

De que adianta ter um super carro, um tanque cheio, e simplesmente ficar dando voltas e mais voltas simplesmente gastando combustível? Nada, não é mesmo?

 Agora se você quiser, você cria uma rotina para viver essa vida de propósito, sabendo que cada ação do seu dia está te levando, te ajudando a construir a vida que vale a pena ser vivida.

Você pode rever esse exercício a cada um ano, ou dois, e ir refazendo, pois a cada ano você está se tornando uma pessoa de acordo com o seu propósito, e algumas coisas podem ir mudando e está tudo bem mudar!

Mudança só é ruim quando ela não tem propósito algum!

Esse é um dos exercícios que eu mais amei fazer, eu gosto de refazê-los na época do meu aniversário, apesar de quando mudamos o ano ser um ótimo momento pois há um clima mundial de mudança, ao fazer aniversário, eu sinto que eu estou mudando, eu estou entrando em novos ciclos, seja livre em escolher a melhor época para refazer este exercício.

E claro, este é apenas o primeiro passo, agora com esse exercício em mãos, você sabe para onde você está indo, e agora você vai construir a ponte para esse lugar.

Por isso, eu te espero por aqui para nosso próximo post em como construir esta ponte.

Se você gostou deste conteúdo, me deixe saber, escreva aqui na área de comentários, escreva também caso tenha alguma pergunta, se ficou com alguma dúvida, que eu vou te responder.

Se você conhece alguém a quem este conteúdo possa ajudar, compartilhe, assim, ampliamos o bem, e construímos uma comunidade viva, que ajuda mulheres a viverem uma vida de propósito!

Quer adquirir o livro Método Bullet Journal® toque no link abaixo!