“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.” ‭‭Josué‬ ‭1:7‬ ‭

Então hoje vamos falar de hábitos. Como disse no título, vamos quebrá-los, mas primeiramente o que são hábitos?

Hábito é tudo aquilo que fazemos diariamente, quase que automaticamente.

Algumas pessoas têm o hábito de escovar os dentes logo após as refeições, outras acordoam e já escovam os dentes, sabe aquela forma que você tem de tomar banho, se enxugar, arrumar a cama quando acorda, tomar café da manhã …. tudo isso é hábito!

São coisas simples do dia a dia que parece que o corpo faz sozinho, sem nem termos que pensar. E realmente é mais ou menos isso que nosso cérebro faz, ele aprende aquela tarefa e ele guarda aquilo no registro dele então quando fazemos ele não precisa ser muito requisitado pois aquilombaram foi aprendido.

Então hábitos são coisas boas?

Depende…. depende dos seus hábitos…

Digamos que você está acostumado a acordar e beber coca cola, para uns isso é ruim para outros não, mas digamos que você descobre estar com diabetes e o médico pede pra você cortar todo refrigerante, então esse hábito é algo ruim para você, e por mais que você saiba disso, quando você vê lá está você de manhã abrindo a garrafa de coca, ou mesmo indo no mercado comprando uma coca que você não pode beber pois sua saúde não está bem no momento.

Esse é um exemplo bem simples, mas é para mostrar que o hábito depende de muitos fatores para dizermos que ele é algo bom ou ruim. Então porque precisamos aprender a quebrar os hábitos? Pois existe hábitos que realmente são nocivos, há coisas que fazemos tão automaticamente que não percebemos que fazemos. Por exemplo chegar em casa sentar na frente da tv depois de um dia de trabalho, mas aí quando vemos passou 4 horas. Então algo que é simples, não é nem nocivo, mas está nos sabotando. São hábitos sabotadores. Talvez não seja ficar na frente da tv , mas ficar no celular algumas horas, e isso é um hábito. Seu cérebro acostumou a fazer aquilo, seja para descontrair, relaxar, lembra que seu cérebro é uma máquina poderosa, mas ele busca maneiras de encurtar os esforços.

E como identificar se eu tenho hábitos sabotadores? Para isso isso você vai precisar estar atento! Durante uma semana você vai precisar estar atento a como você vive seu dia dia. Talvez você precise anotar em um papel ou no próprio celular, talvez você precise colocar alarme para te ajudar a ficar atento, e aí você marca seu dia dia. Mais ou menos a cada uma hora ou a cada 30 minutos o que você faz. Depois de uma semana você terá clareza de como é sua rotina.

O primeiro passo para quebrar hábitos é identifica-los, nós precisamos ter clareza dos hábitos sabotadores. Ah! Atenção alguns hábitos são ligados ao nosso estado emocional. Exemplo das mulheres na tpm comer chocolate, ou em um dia triste, ou um momento deprê ir ao shopping fazer compras. Então esteja atento a esses hábitos também.

Então identificamos o hábito. Seja ele bom ou ruim, ele pode ser um sabotador. Um exemplo de um hábito bom que pode ser sabotador. Dormir! Dormir é ótimo, faz bem à saúde, mas se ele nos impede de fazermos algo que precisamos fazer, se tornou algo sabotador.

Após identificar esse hábito. Se pergunte: por que eu faço isso? Você precisa ser sincera com você mesma, você precisa ser confrontado pela verdade, quando você entende o porque de você fazer aquilo que você faz, você já tem um trilho para se livrar desse hábito por isso é necessário a verdade, ainda que ela doa.

Quando você descobre o porque de você fazer o que você faz, se pergunte o que eu posso fazer no lugar disso? Busque algumas opções dentro de você. Se você conhece a Deus, pergunte à Ele o que você pode fazer? Claro que só isso não vai resolver, não é só decidir algo e pronto como num passo de mágica tudo mudou. Você vai precisar de esforço, a diferença esta em você saber o que você precisa fazer. E isso sim vai fazer toda a diferença. Não tem como quebrar um hábito sem colocar nada no lugar. Um hábito sabotador precisa ser trocado por um hábito que traga valor à sua vida.

Exemplo:

1- Identificação: – toda vez que me sinto triste, deprimida, sozinha tenho vontade de ir fazer compras.

2- Pergunto para mim mesma por que faço isso? Pois isso me faz me sentir valorizada, me sinto importante.

3- O que eu posso fazer para me sentir valorizada é importante sem ter que ir fazer compras?

Posso ligar para uma amiga e tomar um café.

Posso ouvir músicas que gosto que animam meu coração.

Posso escrever sobre aquilo que estou sentindo em um diário e aliviar meu coração.

Agora a prática. Depois que eu entendo que existem opções diferente de fazer aquilo que estava me sabotando, eu começo a testar, a próxima vez que eu me sentir deprê e pensar em ir fazer compras, vou lembrar ou vou me fazer lembrar dessas ideias que eu tive para agir diferente, para quebrar o hábito, então vou fazer uma daquelas 3 coisas que pensei fazer, se escrever em um papel será melhor ainda para você lembrar. E vou fazer aquilo que pensei.

Não é porque fiz uma vez que já quebrei o hábito, mas quanto mais eu quebrar esse hábito, dia após dia, ele vai sendo substituído, não tem como eu simplesmente tirar um hábito sabotador sem colocar nada no lugar pois somos seres humanos, fazemos algo por ligações que existe em nosso cérebro, nossa mente e coração, ele ligou a sensação de fazer compras a algo bom que supre aquela minha tristeza, minha carência, esses sentimentos não deixarão de existir, mas preciso aprender a forma certa e inteligente de lidar com isso.

Outro exemplo:

1- Identifiquei que durmo muito quando estou com um problema que não consigo resolver.

2- Por que eu faço isso? Porque tenho medo de tomar uma decisão errada e as consequências que virão ao tomar essa decisão.

3- O que posso fazer para as consequências das minhas decisões ser boa?

Posso pedir conselhos a pessoas que já passaram por aquilo que estou passando.

Posso estudar sobre aquele assunto melhor para ter mais informações ao tomar a decisão.

Posso me preparar para as consequências que virão dessa minha decisão.

O hábito é sabotador, ele quer me limitar, mas a escolha em me manter limitada ou não é minha. Eu quero viver uma vida extraordinária e para isso eu preciso quebrar hábitos sabotadores que tem limitado minha vida.

Espero que essa dica possa te ajudar a quebrar hábitos sabotadores e te levar a viver uma vida extraordinária. Deus tem uma vida maravilhosa para vivermos, ela está acessível, basta abrimos nossos olhos para vê-la e vivê-la!!!